terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O Mito da Criação Nórdica

Antes de tudo, o que é mitologia nórdica? Todos sabemos que todas as sociedades tem diferentes formas de explicar a criação da humanidade e do universo e é ai que entram os deuses. Mitologia Nórdica diz respeito aos povos que habitaram, nos tempos pré cristãos, os atuais países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca), além da Islândia. Este conjunto de mitos também teve especial desenvolvimento na Alemanha, que foi a grande divulgadora da riquíssima cultura dos nórdicos. Com a expansão das navegações vikings, foi alcançado também os povos de língua inglesa.

A história da criação varia um pouco de acordo com a bibliografia, porém todas tem o mesmo sentido. Em seguida abordarei os pontos principais que encontrei em todos as referências de uma forma dinâmica para um melhor entendimento (:

No inicio dos tempos nada existia, nem céu, nem terra e nem mar, a não ser o Caos, dentro desse caos existiam três reinos: Musspell (o Reino do Fogo), Niflheim (a Terra da Neblina) e Ginnungagap que era um grande vazio, um vácuo imenso, neles as névoas gelidas e o fogo viviam em paz até colidirem, o norte de Niflheim começou a congelar esse vácuo que virou um gigantesco bloco de gelo, ao mesmo passo que Musspell derretia esse bloco. Depois de milhares de eras (é preciso levar em consideração que o tempo naquela época era diferente do nosso calendário) os pingos que cairam do bloco de gelo aos poucos foram moldando a primeira criatura primitiva da terra: Ymir que um enorme gigante mal dotado apenas de instintos.

Ymir dormiu durante eras, sob o efeito do calor de Musspell ele começou a suar e seu suor junto a água derretida do bloco de gelo brotaram os primeiros seres vivos, entre eles um casal de gigantes e outro ser da mesma espécie chamado de Thrudgelmir. Além dos gigantes também surgiu do suor de Ymir uma vaca que gerou quatro rios de leite que o alimentavam, essa vaca chamava-se Audhumla que lambia gelo salgado da superfície, um dia porém nesse gelo que constituído de suor surgiu um fio de cabelo, ao passo que Audhumla lambia o gelo surgiu a cabeça e o resto do corpo, essa criatura de chamava Buri que foi a mãe de todos os deuses.


Buri teve um filho chamado Bor que se casou com uma gigante Bestla e dessa união surgiram os primeiros deuses: Odin, Vili e Ve. Estes junto ao pai saiam para combater os gigantes que nutriam um grande ódio, o dia que conseguiram derrotar o mais poderoso dos gigantes Ymir, o fatiaram em várias partes e com o corpo do gigante construiram todo o mundo. Da carne fizeram a terra-média, dos ossos as montanhas, dos dentes e tendões as rochas,pedregulhos e pedras, o sangue deu lugar aos rios, lagos e mar, o crânio foi erguido tão alto que eles o chamaram de céu, os vermes foram moldados em anões, outros vermes com melhor aparência foram chamados de elfos. Os três irmãos pegaram brasas ardentes de Musspell e formaram o sol, a lua e as estrelas.


Odin e seus irmãos andavam sobre a terra e encontraram dois troncos que transformaram em um homem Ask (Freixo) e uma mulher Embla (Olmo) que originou todas as raças humanas da Terra-Média. Depois disso Odin decidiu que os deuses precisavam de um lar que foi chamado de Asgard, este reino estava situado acima da elevada planície de Idawold, que flutuava muito acima da terra, Heimdall, um estranho deus nascido ao mesmo tempo de nove gigantas, ficaria encarregado, desde então, de vigiá-lo noite e dia. A morada dos deuses possuía várias residências, as quais foram sendo ocupadas pelos deuses à medida que iam surgindo.